Transforme realidades. Seja Voluntário

8 de março de 2010

Palestra com a Enf. Maria Bilro Voluntária/Delegada da AMI - 12 de Janeiro de 2010

Segundo a enfermeira voluntária da AMI, Maria Bilro, os objectivos da instituição passam por defender, promover e exercer os direitos humanos, pois um terço da população vive em situação de pobreza e um quinto vive em miséria extrema.

As medidas necessárias para concretizar estes objectivos assentam em quatro pilares:

  • O primeiro pilar passa pela intervenção internacional, como aconteceu na guerra do Líbano onde a AMI prestou serviços no campo de refugiados;
  • O segundo pilar consiste na acção social, com diverso estabelecimentos de abrigo nocturno e temporário como o Centro Porta Amiga,
  • O aspecto mais importante do terceiro pilar passa por alertar consciências para temas fundamentais que envolvam a humanidade;
  • Por fim, o quarto pilar representa o ambiente e a sua importância no bem-estar da nossa sociedade incentivando à reciclagem.

Esta instituição já levou cuidados médicos a quem mais necessita em diversos países e regiões do Mundo como o Líbano, Angola, Jamba, Afeganistão, Guiné, Panamá, Cabo Verde e Roménia. Além disso, foram já construídos diversos poços, latrinas e moinhos comunitário; foram realizadas diversas campanhas sobre a nutrição e vacinação, fomentou-se a educação dos adultos, a formação de parteiras e incentivou-se a população para a preocupação cultural.

As missões da AMI estão divididas em três tipos: as missões de emergência, as missões de desenvolvimento e os micro-projectos que envolvem parcerias.

A AMI já actuou em 66 países, em 535 missões envolvendo mais de 1200 voluntários.

Em Portugal, há diversas equipas de rua tendo como membros, pelo menos um enfermeiro e um assistente social que trabalham na luta contra a pobreza. No nosso país existem sensivelmente 3000 voluntários e foram distribuídas mais de 4000 toneladas de alimentos em 2008, durante um total de 535 missões.